|
CONTRATO DE TRABALHO DE UM ANO PARA QUEM PEGOU AJUDA? UM ANO?
A notícia recente que tivemos é muito boa, o governo anunciou que vai liberar a solicitação de visto de todos que pegaram ajuda para voltar ao Brasil na época da crise financeira mudial, que pegou o Japão de cheio e deixou muitos brasileiros e outros sul americanos desempregados (2008 - 2009), muitos deles tiveram que recorrer ao "benefício" que o governo concedeu para o cidadão estrangeiro retornar ao seu país de origem com a o equilente a ¥300.000 (trezendos mil yenes) por pessoa incluindo a passagem só de vinda. Pois bem, passado quatro anos desse subsídio oferecido, o governo japonês resolveu aceitar de volta esses beneficiados, para poder solicitar novamente os vistos, mediante algumas condições.
Tudo bem até ai, as pessoas que solicitarem o visto aqui nos consulados do Japão no Brasil a partir de 15 de outubro de 2013. Poderão ter o visto analisado no Japão, mediante a apresentação de toda a documentação para nissei, sansei e cônjuge, sem a data prevista para a emissão do visto. Porém, o que mais preocupa é o contrato de trabalho de um ano que eles pedem para a solicitação do visto de quem pegou ajuda. Os consulados solicitarão um contrato emitido no Japão com uma garantia da empresa contratante, de que o solicitante que pegou ajuda tenha o emprego garantido por um ano. Ora, nos dias atuais, as empresas fazem contratos de dois meses, três e no máximo seis meses com renovação mediante o andar da economia, caso a economia continue boa, o contratante renova o contrato para o mesmo período. Caso a economia não ande nos conformes, este é dispensado sem maiores transtornos para a empresa contratante. Se para quem está no Japão já se vê uma certa preocupação das empresas em fazer contratos longos, imagina contratar mão de obra do exterior sem sequer conhecer quem esta se contratando?
Antes de definir este crtério do contrato de trabalho de um ano para quem pegou ajuda, deveriam analisar junto com as empresas contratantes de mão de obra do Japão e o ministerio do trabalho, a possibilidade de elaborar tal contrato. Se seria arriscado ou não. Empresas de alimentação tem emprego o ano inteiro, poderiam correr este risco sem maiores danos em uma possivel queda na economia, mas o setor automobilístico e de eletronicos já não tem o mesmo rítmo constante de produção, o que inviabilizaria, assumir funcionários por tão longo tempo.
Será que esta condição imposta pelo governo japonês, será revista? |
|
Emprego no Japão |
O Japão oferece enorme quantidade de vagas para quem está interessado em trabalhar naquele país em vários seguimentos, os principais, são: alimentção (bentoya), auto peças (produção de peças de veículos), componentes eletronicos entre outros seguimentos, consulte outras possibilidades. |
contato@shigoto.com.br |
|
|
Voce pode fazer a tradução simples ou juramentada de documentos em japones e fazer a solicitação ou renovação do passaporte japonês. |
Seguro de viagem para o Japão |
Em sua viagem ao Japão compre um seguro de viagem individual ou familiar para sua comodidade. |
|