Entrada no visto para quem pegou ajuda do governo!!
Hoje dia 26 de novembro, foi feita a primeira solicitação de visto de uma pessoa que pegou ajuda do governo japonês, segundo o consulado japonês e a embaixada japonesa em Brasília, apesar de muita especulação através de telefonemas e e-mails, até a presente data ninguém havia entrado com a solicitação do visto para quem recebeu este benefício dado em 2009 aos estrangeiros que estavam desempregados no país. Hoje, o visto que foi solicitado é de uma mulher nissei (segunda geração de descendente de japonês), e este que tem um prazo de 1 semana para ser emitido, deve demorar um pouco mais devido a pessoa ter pego a ajuda, segundo o consulado, os vistos para quem pegou a ajuda do governo, será analisado pela imigração no Japão por isso, ele terá um tempo maior que o normal para ser liberado.
Os documentos usados para solicitar o visto de hoje são os mesmos que se usa para quem é de segunda geração, mais o contrato de trabalho adicional de um ano que tem que acrescentar para quem está nesta situação.
Até o momento, este contrato obrigatório de um ano, é o maior empecilho, porque não tem um modelo definido, nem pelos consulados, nem pela imigração no Japão, e é uma das maiores reclamações até então de todos que pegaram a ajuda.
A única expectativa agora, é que esta não seja apenas uma entrada em um visto e sim o retorno real de um "ajudado". Porque muitos acham até então, que o governo fez esta liberação, mas colocou uma enorme pedra no caminho, "o contrato".
Boa sorte a todos!!